Reforço Extra-Articular e Ligamento Anterolateral
O que é o reforço extra-articular?
O reforço extra-articular é uma reconstrução ligamentar associada ao ligamento cruzado anterior. A diferença desta técnica é que ela realizada por fora da articulação, com o objetivo de aumentar a estabilidade da reconstrução e diminuir a rotação interna do joelho.
Geralmente está indicada em casos em que o paciente tem fatores de risco aumentados para nova lesão ou casos em que o paciente apresenta re-ruptura do enxerto do LCA.
Os estudos atuais mostram que grupos de pacientes que são submetidos à esta técnica diminuem significativamente a chance de re-ruptura do enxerto.
Quando está indicada a utilização destas técnicas?
Essas técnicas estão utilizadas em pacientes que possuem alto risco de re-ruptura do LCA e pacientes que estão sendo submetidos à cirurgia de Revisão/Re-ruptura.
Utilizamos critérios bem definidos para indicar a reconstrução abaixo, disponível também na íntegra neste link.
Atualmente, utilizamos duas técnicas:
- Tenodese da fáscia lata ou técnica de Mini-Lemaire,
- Reconstrução do ligamento anterolateral
Técnica de Mini-Lemaire ou Tenodese da Fáscia Lata
Nesta técnica, utilizamos uma fita do trato iliotibial (Figura 1), um tecido fibromuscular localizado na parte lateral da coxa e do joelho. Esta fita é preparada com fio de sutura (Figura 2) e realizamos sua passagem sob o ligamento colateral lateral (Figura 3). Após confecção de um túnel femoral, realizamos sua fixação no fêmur com um parafuso bioabsorvível (figura 4). O objetivo é aumentar a estabilidade do movimento de rotação interna na tíbia.
As figuras mostram a sequência da técnica de Mini-Lemaire (Smith Nephew – Modified Lemaire tenodesis with an iliotibial
band graft, Inderhaug et al)
Fotos do arquivo pessoal. Preparamos uma fita de trato iliotibial (Figura 1) para passar sob o ligamento colateral lateral (figura 2).
Técnica de Reconstrução do Ligamento Anterolateral
Em 2013, o Dr Steven Claes descreveu um ligamento na região anterolateral do joelho que já havia sido sugerido previamente por outros autores. Desde então tivemos um grande número de publicações descrevendo esta estrutura e mostrando seus efeitos no joelho, como o estudo abaixo do Dr Jorge Chahla, de Chicago.
Este ligamento tem como função ser um restritor secundário da rotação interna da tíbia e da translação anterior. Desta forma, muitos autores evidenciaram nos últimos anos que sua reconstrução associada ao LCA diminui o risco de re-ruptura.
Nesta técnica, retiramos os tendões flexores (grácil e semitendíneo) e preparamos o tendão do músculo grácil para fazer a reconstrução do ligamento anterolateral, junto com o tendão do músculo semitendíneo que é dobrado em 3 partes.
Assim, quando reconstruímos o LCA, temos um enxerto quadrúplo para a reconstrução intra-articular (setas vermelhas) e o tendão do músculo grácil, para a reconstrução do ligamento anterolateral (setas amarelas), é passado com incisões minimamente invasivas e fixado com um parafuso na tíbia. Lembrando que o ligamento cruzado anterior é fixado normalmente no joelho.
Fotos do arquivo pessoal. A sequência mostra a passagem através de pequenas incisões da técnica de reconstrução do ligamento anterolateral.
Caso tenha dúvidas e precise de mais esclarecimentos, estou a disposição para ajudar.
Agendamentos através dos links abaixo:
Consultórios
Clínica Aureum
-
Medplex Santana - Rua Gomes Jardim, 301 - Sala 921 - Torre Sul, Porto Alegre - RS - (51) 99139-2170
Santa Casa de Porto Alegre
- Rua Professor Annes Dias, 135 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS
- (51) 3214-8000
Hospital Dom João Becker
- Av. José Loureiro da Silva, 1561 - Centro, Gravataí - RS
- (51) 3213-7646
- (51) 3213-7646
- (51) 99709-8648