Infiltração Articular do Joelho

O que é infiltração?

A infiltração é um procedimento minimamente invasivo em que se realiza a aplicação de medicações diretamente no joelho, através de seringas e agulhas. As medicações mais comuns utilizadas são o ácido hialurônico (AH), os corticosteróides e os anestésicos locais.

Além disso, em casos em que o joelho está com grande derrame articular, ou seja, muito inchado, pode haver a necessidade de realizar uma punção local antes da aplicação para diagnóstico ou para alívio dos sintomas, chamada de artrocentese.


A infiltração é um procedimento minimamente invasivo que costuma trazer ótimos resultados

Viscossuplementação / Ácido Hialurônico

A infiltração com ácido hialurônico é conhecida como viscossuplementação. O AH possui propriedades viscoelásticas que lhe permitem funcionar como lubrificante articular e na absorção de choques durante movimentos rápidos. Além disso, pode ter efeitos condroprotetores e anti-inflamatórios.

Na artrose do joelho, a síntese, a degradação e a depuração do ácido hialurônico são anormais, resultando em níveis e concentração de AH reduzidos na articulação. Essas alterações patológicas diminuem a viscoelasticidade do líquido sinovial, levando a danos na cartilagem.

As injeções intra-articulares de ácido hialurônico são administradas para ajudar a restaurar um nível médio mais alto e uma concentração de HA no líquido sinovial.


Algumas das marcas de ácido hialurônico disponíveis no mercado brasileiro.

Corticóides ou corticoesteróides

Corticoesteróides são medicações com ação anti-inflamatória, que também podem ser aplicadas por infiltração dentro ou nos tecidos em volta da articulação.

Diversas situações clínicas em que há inflamação no joelho podem se beneficiar de infiltração com corticóide. Pode ser usado em conjunto com o ácido hialurônico, quando se deseja um início mais rápido de ação.

Indicações 

 O objetivo do tratamento é promover a melhora dos sintomas relacionados aos processos inflamatórios do joelho e dano tecidual da cartilagem. Ou seja, atua no controle da dor e também do processo inflamatório.

Está indicada em casos de pacientes com lesão da cartilagem, casos de artrose leve a moderada e com sintomatologia limitante ou refratária às medidas conservadoras de tratamento. Em pacientes com artrose severa, os resultados podem ser menos consistentes e ter menor durabilidade.

Como é um tratamento para controle de sintomas, a viscossuplementação nunca é usada isoladamente, mas sempre em conjunto com as demais medidas para tratamento de lesões do joelho. Dessa forma, a viscossuplementação funciona para potencializar o tratamento.

O tratamento conservador sempre inclui: reabilitação, fortalecimento muscular, prática de atividades físicas, orientação e conscientização sobre a doença, controle do peso e uso de medicações sistêmicas para o controle da dor.


Alguns dos exercícios que fazem parte do tratamento conservador para a artrose. Fonte: Roos et al. Strategies for the prevention of knee osteoarthritis.

Qual o efeito esperado?

 O objetivo esperado é a diminuição da dor e do processo inflamatório. O efeito das medicações pode ser variável, sendo mais longo em desgastes leves e uso menos intenso da articulação. Em casos mais graves, com desgaste avançado do joelho, pode haver resposta apenas por um período curto ou nem ocorrer melhora considerável. Importante destacar que aplicação não cura a artrose e nem estimula o crescimento de cartilagem, mas, sim, ajuda a controlar os sintomas e adiar um possível procedimento de prótese ou artroplastia

A duração do efeito pode ser maior, principalmente se as outras medidas do tratamento conservador forem praticadas com qualidade.

Como é feita a infiltração?

 A injeção é um procedimento ambulatorial, portanto pode ser feito no consultório ou também em ambiente hospitalar.

Inicialmente, é feita uma limpeza da pele com antissépticos. Uma anestesia local na pele e cápsula do joelho são feitas com uma agulha fina, deixando o procedimento muito mais confortável. Após, é introduzida uma agulha um pouco mais calibrosa, o paciente sente uma leve pressão e são infiltradas as medicações necessárias para o tratamento.

Recomendamos sempre aplicação de gelo local e repouso relativo por 48 horas. Após, o paciente está apto para retomar suas atividades rotineiras.

Técnica da infiltração articular por via lateral – Canal Advisor Medical Technologies – YouTube

Riscos 

A infiltração é considerada um procedimento seguro, embora eventuais inconvenientes possam ocorrer, como dor e inchaço no joelho logo após a infiltração, que costumam melhorar rapidamente.

Uma complicação muito rara é uma reação inflamatória do corpo à medicação, em que ocorre inchaço e vermelhidão intensos.

A complicação potencial mais grave seria a contaminação com bactérias e infecção da articulação, embora esse risco seja extremamente baixo, em menos de 0,3% dos casos.

Referências

  1. Roos EM, Arden NK. Strategies for the prevention of knee osteoarthritis. Nat Rev Rheumatol. 2016 Feb;12(2):92-101. doi: 10.1038/nrrheum.2015.135.
  2. Ong KL, Runa M, Lau E, Altman R. Is Intra-Articular Injection of Synvisc Associated with a Delay to Knee Arthroplasty in Patients with Knee Osteoarthritis? 2019 Oct;10(4):423-431. doi: 10.1177/1947603518775792.
  3. Bowman S, Awad ME, Hamrick MW, Hunter M, Fulzele S. Recent advances in hyaluronic acid based therapy for osteoarthritis. Clin Transl Med. 2018 Feb 16;7(1):6. doi: 10.1186/s40169-017-0180-3.
  4. Altman R, Hackel J, Niazi F, Shaw P, Nicholls M. Efficacy and safety of repeated courses of hyaluronic acid injections for knee osteoarthritis: A systematic review. Semin Arthritis Rheum. 2018 Oct;48(2):168-175. doi: 10.1016/j.semarthrit.2018.01.009.

     

Caso tenha dúvidas e precise de mais esclarecimentos, estou a disposição para ajudá-lo – Agendamentos através dos links  abaixo: 

https://www.doctoralia.com.br/leonardo-dalla-giacomassa-rocha-thomaz/ortopedista-traumatologista/porto-alegre

Consultórios

Clínica Aureum

Santa Casa de Porto Alegre

Hospital Dom João Becker

Como posso te ajudar ?
Scan the code