Ligamento Colateral Medial (LCM)

O que é o Ligamento Colateral Medial?

O ligamento colateral medial (LCM) é um ligamento extra articular, que se localiza na parte medial ou interna do joelho. Ele atua como o principal responsável pela contenção biomecânica primária do valgo da articulação do joelho em 0° e 30° de flexão.

 O LCM está localizado na parte interna do joelho

Mecanismo de lesão

A lesão do LCM possui dois mecanismos mais comuns de lesão. Um deles ocorre através de trauma torcional com o membro inferior apoiado ao solo, stress em valgo e rotação externa da tíbia – nesses casos pode ocorrer a lesão associada do ligamento cruzado anterior. O outro, é quando ocorre uma força aplicada diretamente na face lateral do joelho, , geralmente com o paciente com o pé apoiado ao solo, forçando um mecanismo em valgo, causando a ruptura do LCM.

Os dois mecanismos mais comuns: trauma torcional e trauma direto aplicado na lateral do joelho.

Sinais e sintomas

            A lesão aguda isolada do LCM pode se apresentar por edema local, equimose e sensibilidade na região medial ou interna do joelho. Em muitos casos, o paciente escuta um estalido no momento da lesão. Além disso, muitos descrevem sensação de instabilidade, diz que “não sente segurança para caminhar”.

            A história da lesão envolve um trauma recente com estresse em valgo, com sensação do joelho “cedendo” e “estalando”, enquanto o paciente tentava mudar de direção rapidamente.

Diagnóstico

            O diagnóstico de uma lesão do LCM pode ser feito de forma confiável com história clínica e exame físico. Os exames de imagem servem para confirmar a suspeita.

Vídeo do nosso canal do YouTube, mostrando paciente com grande instabilidade em valgo ao exame físico, compatível com lesão do LCM associado ao canto posteromedial.  

Em alguns casos, a lesão de LCM não tratada pode causar a falha de uma cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA), como o caso acima – Vídeo do nosso canal do YouTube

 

            Durante o exame físico, observa-se uma abertura medial do joelho em flexão de 30° durante o estresse em valgo, sendo indicativo de lesão do LCM. No entanto, se a instabilidade em valgo ainda for observada em 0 graus de flexão do joelho, a lesão é mais extensa e os ligamentos cruzados ou o Canto Posteromedial (conjunto de estruturas posteriores ao LCM) também podem ser lesionados.

Mais uma foto da manobra de estresse em valgo evidenciando a lesão das estruturas medias – Arquivo pessoal.

O exame também deve incluir a avaliação do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e Ligamento Cruzado Posterior (LCP) pelo teste da gaveta anterior e posterior, respectivamente, além da avaliação do estado dos meniscos e do canto posteromedial.

            As radiografias em anteroposterior (AP) com sustentação de peso, perfil e radiografias de estresse em valgo do joelho podem ser usadas para avaliação primária da lesão do LCM. Durante a radiografia de estresse em valgo, enquanto o joelho está fletido a 30 graus, a diferença, lado a lado do gap medial, aumentada é sugestiva de lesão.

Radiografias de joelho com estresse em valgo evidenciando aumento da abertura do espaço medial do joelho. Fonte: Vosoughi F et al. Medial Collateral Ligament Injury of the Knee: A Review on Current Concept and Management. Arch Bone Jt Surg. 2021 May;9(3):255-262.

             A ressonância nucelar magnética (RNM) pode ser indicada na presença de frouxidão do joelho ao estresse em valgo e na suspeita de lesão multiligamentar do joelho. Além disso, pode identificar lesões meniscais e da cartilagem.

            Na RNM, os casos de lesão do LCM grau I (estiramento) apresentam aumento da intensidade do sinal medial (superficial) ao ligamento; no entanto, o próprio LCM parece normal. Nos casos de lesão grau II (ruptura parcial), observa-se aumento do sinal do LCM de espessura parcial. Finalmente, no grau III, a ruptura completa do ligamento é observada.

Lesão grau I do LCM  vista no corte coronal da RNM. Cedido por Al Khateeb, A. Medial collateral ligament injury: grade 1. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-45626

Síndrome de Pellegrini Stieda 

                 A Síndrome de Pellegrini Stieda é uma calcificação pós-traumática que ocorre após uma lesão do ligamento colateral medial, na topografia do côndilo femoral medial. O paciente apresenta dor crônica nesta topografia, além de limitação para atividades que exigem maior demanda funcional e pode haver algum grau de restrição da amplitude de movimento. Muitas vezes, a radiografia simples é o suficiente para o diagnóstico da lesão.
Seu tratamento inicial consiste em medidas conservadoras, tais como anti-inflamatórios, fisioterapia e infiltração local com corticoesteróides. Em casos de falha e sintomas mais severos, pode-se ressecar as pequenas calcificações que lá estão presentes.

Paciente com Síndrome de Pellegrini Stieda, as setas amarelhas evidenciam a calcificação próxima ao côndilo femoral medial. Caso cortesia The Radswiki, Radiopaedia.org.

Tratamento

            Como o LCM é um ligamento extra-articular com alta capacidade de cicatrização, a maioria de suas lesões pode ser tratada sem cirurgia. Consequentemente, lesões isoladas do LCM de grau I e II são tratadas quase exclusivamente de forma conservadora, com fisioterapia e imobilizador (articulado ou não).

Imobilizadores de joelho: modelos articulado e não articulado, utilizados no tratamento conservador.

            Em casos específicos, em que há lesões multiligamentares, lesões grau III com sinais de mau prognósticos  ou sinais de falha do tratamento conservador, pode haver indicação de tratamento cirúrgico, com reparo ou reconstrução do ligamento. Nestes casos, há a necessidade de retirarmos tendões do próprio 

Paciente com lesão grau III do LCM, canto posteromedial e LCA submetido a tratamento cirúrgico. Arquivo pessoal. 

As informações contidas neste tópico são apenas alguns dos principais pontos sobre esse vasto assunto. Caso necessite uma avaliação, ficaremos felizes em lhe receber.

Agendamentos de consultas através do link : https://www.doctoralia.com.br/leonardo-dalla-giacomassa-rocha-thomaz/ortopedista-traumatologista/porto-alegr

Consultórios

Clínica Aureum

Santa Casa de Porto Alegre

Hospital Dom João Becker

Como posso te ajudar ?
Scan the code